quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O que é moda?

O que é moda?
Vista-se mal, e notarão o vestido. Vista-se bem, e notarão a mulher!” - Coco Chanel.
Há muito preconceito contra a moda em nossos dias, ainda mais quando se está num ambiente cristão. Provavelmente, boa parte do preconceito nasça da falta de conhecimento. Desconfio que boa parte das pessoas tenham um falso conceito sobre moda.

Recentemente até um grande banco passou a promover uma peça publicitária na TV, na qual critica o consumismo das pessoas de nossa era. Parece que todos estão concluindo que o consumo pelo consumo é prejudicial, e não realiza as pessoas de fato. Bem, estando a moda tão relacionada ao que vestimos, quase automaticamente as pessoas associam moda com consumo.

Daí, é só um passo para também fazer a associação com o efêmero, já que a moda está sempre mudando, e além disso, parece ser sempre uma tentativa artificial de transformar as pessoas naquilo que não são. A moda é vista, então, por muitos, como uma tentativa de ludibriar, a si mesmo, e aos outros. E, claro, como uma poderosíssima arma nas mãos de quem controla o mercado.

A moda não pode se livrar de tais desconfianças sem algum esforço, até porque, como em quase tudo que os homens colocam as mãos, há sempre a tendencia ao exagero, e pior ainda, a deturpação de valores. Nem a religião escapa da nossa pecaminosidade, que diremos da moda. Tenho aprendido nas Escrituras, sobre o terrível enraizamento do pecado na Natureza Humana (Romanos 3.10). Sou ensinada, nas Escrituras, que “a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice” (Gen. 8.21). Que ilusão se achássemos que a moda é um campo neutro, ou inocente!

Todavia, a moda por sí só não é algo ruim, nem artificial. O termo vem do latim, 'modus', que significa “modo, maneira”. Lembra de quando seus pais pediam que você tivesse “modos”? O que eles desejavam era que você seguisse alguns padrões de comportamento que se enquadrassem dentro do aceito pela sociedade. Comer de boca aberta, por exemplo, é visto como sinal de “falta de educação”, falta de modos!

Repare que não é algo negativo. Em todas as sociedades sempre há padrões de comportamento, seja na hora de comer, seja na hora de se vestir. A um “modo” certo de se vestir para uma churrasco, uma festa de fim de ano, um casamento, ou um serviço litúrgico. Se seu marido for um Obreiro assembleiano, por exemplo, ele devera se vestir socialmente (incluindo paletó e gravata) para servir ao Senhor no Altar. É o “modo” próprio dos assembleianos se vestirem para tal ocasião.

Além disso, a moda tem relação estreita com estilo. Estas duas coisas estão unidas, mas são distintas. Estes dois elementos permitem que nos vistamos de modo a nos sentirmos belas, seguras, inseridas num grupo, enfim. Mas, isso já é assunto para um outro artigo. Até mais!

A moda não é algo presente apenas nas roupas. A moda está no céu, nas ruas; a moda tem haver com ideais, a forma como vivemos, e o que está acontecendo!” - Coco Chanel.
Meirelene Lemos Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário